A reunião do Grupo de Estudos de Défice de Alfa-1 Antitripsina focou-se no registo internacional de doentes com deficiência de alfa-1 antitripsina – EARCO. Neste âmbito foram abordados os projetos portugueses em curso: 1- Efeito clínico da terapêutica de substituição de AAT na DAAT nos genótipos SZ, de alelos nulos ou raros (Dr.ª Gabriela Santos); 2- Deficiência de alfa-1 antitripsina associada à variante Mmalton- caracterização e prognóstico (Dr.ª Beatriz Ferraz); 3- Risco de doença associada à DAAT para o genótipo SS (Dr.ª Teresa Martin). A Prof.ª Alice Turner mostrou-nos como submeter um projeto ao EARCO e fez um resumo do trabalho de investigação em curso a nível internacional.
A Dr.ª Catarina Guimarães, partilhou nesta sessão os primeiros dados do EARCO em Portugal e, no final, resumiu a sua comunicação no espaço da SPP-TV, a que podem aceder clicando no link abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SUCP6n-fEMg
Muitos parabéns pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Défice Alfa-1-Antitripsina da SPP durante este ano e pelo Premio Pulmões de Ouro da Dra Raquel.